FECHAR (X)

A Pérola do Atlântica

22 JUN

Belas praias cercadas pela Mata Atlântica e espalhadas por mais de 22 quilômetros de areia branca,mar de águas esverdeadas, arrojados empreendimentos e um patrimônio histórico e arquitetônico respeitável. Esses são alguns dos tesouros guardados na Ilha de Santo Amaro, município de Guarujá. 

Assim como na mitologia chinesa, na qual um dos tipos de dragão é o guardião de tesouros, o Guarujá tem o formato que lembra um dragão. Coincidência ou não, ambos protegem suas riquezas e preciosidades e, não por acaso, a cidade é conhecida como “Pérola do Atlântico”.

Com os seus 138 km² de extensão, o município, localizado a 82 km da capital paulista, teve sua história iniciada no século 16, por volta de 1502. Naquele ano, a armada comandada por André Gonçalves e Américo Vespúcio aportou na costa ocidental da Ilha de Guaibê (mais tarde denominada Santo Amaro), nas proximidades da Praia de Santa Cruz de Navegantes.

 Um hotel, uma igreja, um cassino e mais 46 residências desmontáveis e construídos com pinho da Geórgia, todos encomendados dos Estados Unidos. Foi assim que começou a ser construído o município de Guarujá, em 1892, quando a Companhia Prado Chaves instalou a Companhia Balneária da Ilha de Santo Amaro. A cidade ficou sob o domínio da Companhia até 1926 quando foi nomeado o primeiro prefeito, Juventino Malheiros. Somente em 1934 foi criada a Estância Balneária de Guarujá que se tornou município em 1947. 

Entre os patrimônios históricos da cidade, que enchem os olhos de milhares de turistas e dão orgulho às pessoas que moram na região, estão o edifício ‘Sobre as Ondas’, localizado na praia de Pitangueiras e considerado também um cartão postal; o Forte dos Andradas, na praia de Monduba; o Forte de São Luiz; na ponta da Baleia; a Fortaleza de Itapema, situada em Vicente de Carvalho e a mais antiga do litoral paulista; e a Fortaleza Santo Amaro da Barra Grande, em Santa Cruz dos Navegantes.

Para os que gostam de caminhar em meio à natureza, acompanhados de uma bela paisagem, podem fazer trilhas pela Mata Atlântica, que guarda uma flora e uma fauna locais raras. Trilhas concentradas no extremo Sul ou no extremo Norte da Ilha de Santo Amaro como da Prainha Branca, Ruínas, Praia Preta e Camburí, Fortaleza da Barra Grande, Sangava ou Congava, Ponta Grossa, Saco do Major, Praia do Éden e a trilha Ecológica do Conde, na qual é possível também a prática de esportes radicais como tirolesa e minirapel, que podem ser feitas sob a orientação de um guia de turismo da cidade.
Outros esportes como surfe, wind surf, mergulho, vôlei de praia, futebol de areia, frescobol, passeios de lancha, jet ski e trekking, podem ser praticados durante o ano todo.

Além disso, para os apaixonados pelas praias e suas águas, há os mirantes que garantem uma vista privilegiada e inesquecível. Espalhados ao longo da orla, uma visita aos mirantes permite ver pessoas pescando, como é o caso dos mirantes da Gávea e das Galhetas. Em outros, como Morro da Campina (Maluf) e Caixa D’Água é possível ver a prática de esportes como vôo livre, escalada e rapel. Numa parada para o almoço ou jantar, há bares e restaurantes construídos sobre as rochas da costeira, localizados no Mirante de Sorocotuba, também conhecido como Mirante Santa Fé; ou um restaurante com terraço coberto e ao ar livre, no Mirante do Costão das Tartarugas. 

Um mergulho nas águas cor de esmeralda, boas para banhos o ano todo, pode ser feito nas 27 praias espalhadas pela cidade. Seja para lazer, descanso, prática de esportes náuticos ou radicais, as praias estão à disposição daqueles que procuram um lugar no Paraíso. Conhecido internacionalmente pela beleza de suas praias, Guarujá, cidade de memórias onde Padre Anchieta rezou uma missa e que fez parte da vida de Santos Dumont, inventor da aviação, hoje é refúgio de celebridades do mundo, lugar de orgulho para os moradores e uma viagem de lembranças inesquecíveis para aqueles que visitam a ilha. Sejam bem-vindos.

PRAIAS INCORPORADORA E CONSTRUTORA LTDA.

COPYRIGHT © - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS


AVENIDA DAS NAÇÕES UNIDAS, 10.989 – 6º ANDAR - CJ. 61

SÃO PAULO - SP -  CEP 04578.900 - (11) 2108 9998